sábado, 10 de novembro de 2012

Espírito Santo: Grande Vitória ganha a quinta feira de produtos orgânicos


A partir desta semana, todas as quartas-feiras a Grande Vitória terá mais uma feira livre especializada na comercialização de artigos orgânicos. A feira, inaugurada nesta quarta-feira (21), acontecerá das 17 às 21 horas no estacionamento Praça do Papa, localizada na capital.

A unidade é a quinta na Grande Vitória e conta com 22 barracas que disponibilizarão aos clientes aproximadamente 70 produtos diferenciados e saudáveis, pesados em balanças eletrônicas. Entre os produtos oferecidos na feira estão hortaliças em geral, frutas, artigos de produção caseira (pães, biscoitos, bolos, doces, geleias), além de flores e plantas medicinais.


O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ênio Bergoli, ressalta que o objetivo do órgão é desenvolver parcerias que possibilitem a criação de cada vez mais espaços em favor da comercialização de produtos saudáveis. “Nosso interesse é dar à população condições de adquirir alimentos de qualidade com preços justos e que gerem mais renda e oportunidades aos produtores rurais. As feiras livres são uma boa alternativa, porque não há intermediários, o que permite o contato direto entre produtor e consumidor”, destaca Bergoli.

Os produtores rurais que irão comercializar alimentos na feira são dos municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Iconha. Os pequenos agricultores foram selecionados de acordo com a oferta de produtos orgânicos. Hélio Martilenelli é produtor rural e como, a maioria dos comerciantes da feira, trabalha em família. Para ele, a disponibilização de uma barraca para expor e vender seus produtos significa garantia de renda para a casa.

“Essa feira foi uma benção para nós. O local é muito bom e ficamos todos muito felizes. Como trabalhamos em família, todos que trabalham na terra vão tirar proveito do que ganharmos aqui”, conta animado, o feirante.

O aposentado Lauro Carlos Borges, é integrante da associação de moradores da Praia do Canto e fez questão de conhecer a feira ainda quando estava sendo montada. “Eu vim do interior e acho muito importante a abertura de espaços para produtores rurais. Isso é valorizar a família, dar condição de estudos às crianças e dignidade para essa gente que é muito trabalhadora. Além disso, eu sou consumidor assíduo de produtos orgânicos e quanto maior a oferta deles melhor”, afirma.

Data: 08.11.2012
Texto completo no link:
http://eshoje.jor.br/grande-vitoria-ganha-a-quinta-feira-de-produtos-organicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário