quarta-feira, 7 de novembro de 2012

São Paulo: Botucatu sedia 1º Seminário Regional de plantas medicinais

Data: 06.11.2012

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Subsecretaria Municipal de Agricultura, promove a partir desta quarta-feira (07/11) o primeiro Seminário Regional de plantas medicinais e fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura oficial do evento será realizada às 14 horas no anfiteatro da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, no campus da Unesp na Fazenda Lageado, com o lançamento do projeto de organização de arranjo produtivo local que tem como estratégia a implantação do programa municipal de plantas medicinais e fitoterápicos na rede de atenção básica à saúde do Município, conforme edital do Ministério da Saúde nº 01 de 26 de Abril publicado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

O projeto buscar estruturar uma política pública municipal de produção de plantas medicinais e estímulo à prescrição médica de fitoterápicos na atenção básica de saúde, proporcionando vínculos de articulação, interação, cooperação e inovação entre as instituições locais por meio da organização do arranjo produtivo local (APL) com a participação do governo, associações, empresas, laboratórios e instituições de ensino, pesquisa e extensão.

O secretário adjunto de Agricultura, Márcio Campos, explica que o município de Botucatu é a cidade sede do Projeto devido a reunir segmentos e entidades vinculadas aos estudos e pesquisas sobre as Plantas Medicinais e Fitoterápicos que vão desde a universidade pública, secretarias municipais como Saúde, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento e empresas do setor alimentício, farmacêutico e de suplementos dietéticos.

"Há, portanto, um cenário favorável para a implantação de um programa municipal de plantas medicinais e fitoterápicos na saúde pública aliado a processos de pesquisas, ensino superior e produção industrial de fitoterápicos no Município. Botucatu é um importante polo de formação no arranjo produtivo local de plantas medicinais na área biológica, médica e agrária destacando áreas da medicina, agronomia, biologia, enfermagem, entre outras" ressalta.

Campos ainda destaca que Botucatu tem um contexto institucional bem diferenciado no Estado, pois possui elos da cadeia produtiva de fitoterápicos importantes, como produtores orgânicos, empresas do setor, incubadoras, laboratórios, parque tecnológico e campus da UNESP com ensino, pesquisa e extensão com plantas medicinais e fitoterápicos.

"A atuação de diferentes instituições governamentais, não governamentais e empresariais como a Associação de Produtores, Instituto Floravida, Grupo Centroflora, Rede de Segurança Alimentar REDE SANS, Faculdade de Ciências Agronômicas, Faculdade de Medicina, Instituto de Biociências, Prospecta Incubadora Tecnológica de Botucatu na coordenação das ações e nos apoios institucionais dos parceiros em várias atividades produtivas e de pesquisa tornam Botucatu uma referência na produção de conhecimentos, processamento e comercialização de plantas medicinais.

No município já existem agricultores familiares envolvidos no cultivo e processamento de espécies medicinais, cultivadas sob enfoque orgânico. Sua produção agrícola atende à demanda do Grupo Centroflora, empresa sediada no município que produz extratos vegetais, utilizados por indústrias nas áreas farmacêuticas, cosmética, química e alimentícia" salienta. As atividades do Seminário Regional seguem em Botucatu até sexta-feira (09/11) com mesas redondas, oficina, apresentações, palestras temáticas e dinâmicas de integração e reflexão.

As inscrições são gratuitas para participar do evento devem ser feitas de forma antecipada na Subsecretaria de Agricultura, localizada na Rua Miguel Cioffi, nº 325, na Vila dos Médicos. As vagas são limitadas, outras informações podem ser obtidas também pelos telefones (14) 3882-9959 ou 3882-6313.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário