quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Piauí: Jardim Botânico ganha viveiro de plantas medicinais

Serão instaladas outras quatro farmácias vivas nos bairros de Teresina.

O Jardim Botânico de Teresina, no bairro Mocambinho, ganhou ontem (05) um viveiro de plantas medicinais que vai atender a população carente da cidade. Essa iniciativa faz parte do Projeto Farmácia Viva, que foi lançado na oportunidade, e que aconteceu durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O lançamento do viveiro de plantas medicinais foi feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Deocleciano Guedes, que representou o prefeito Elmano Férrer na solenidade. "A iniciativa de criação da farmácia viva partiu do prefeito Elmano Férrer, levando em consideração que muitas famílias teresinenses são carentes e não dispõem de recursos para adquirir medicamentos diretamente nas farmácias. As plantas e ervas medicinais encontradas aqui são as mesmas utilizadas para a produção de vários medicamentos", explicou.

A primeira farmácia viva de Teresina conta com 11 canteiros e 12 covas onde inicialmente estão sendo cultivados o capim santo, malva, vick, hortelã, boldo, babosa, folha santa, mastruz, anador, agrião e trevo. O projeto é desendolvido em parceria com a Universidade Federal do Piauí.

A administradora do Jardim Botânico, Jaqueline Lustosa, explicou que trata-se de um novo espaço aberto à população. "A idéia é proporcionar à comunidade a oportunidade de ter acesso a essas plantas e ervas. Teremos também aulas ambientais para estudantes de escolas públicas e privadas, além da distribuição de mudas para a comunidade," disse a administradora. As trilhas do viveiro de plantas medicinais também receberão placas em braile para permitir acessibilidade aos deficientes visuais.

O prefeito Elmano Férrer já anunciou a ampliação do projeto para beneficiar a população de outras zonas da cidade. A Semam vai instalar outras unidades nos quatro viveiros de plantas mantidos pelas superintendências de Desenvolvimento Urbano na periferia da cidade.


Data: 05.06.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário