sábado, 10 de novembro de 2012

Destaque da Semana: Castanhas

Ana Estrela
Data: 02.12.2012

É um dos frutos (secos) mais tipicos desta época. São um alimento rico em nutrientes que está especialmente indicado para desportistas e pessoas ativas. 

A castanha é dos frutos secos com mais quantidade de hidratos de carbono (45,5g/100g) mas com menos quantidade de gordura(1,3g/100g), sendo assim a sua componente calórica reduzida(221kcal/100g). 

Devem ser consumidas assadas ou cozidas,uma vez que cruas podem provocar mal disposição gástrica e complicações intestinais. 

Fornecem quantidades significativas de ferro, potássio e selénio, como tal devem ser incluidas numa alimentação diversificada. 

Sabia que: 

As castanhas foram durante muito tempo o complemento da refeição? Na Europa, em vez da massa, batatas ou arroz, as castanhas eram um dos alimentos de eleição. 

As castanhas apresentam diversos ácidos gordos essenciais e vitaminas fundamentais para um correto desenvolvimento e funcionamento cerebral. 

São um ótimo substituto de guloseimas. Por serem muito apreciadas pelas crianças e devido ao seu valor nutritivo. As castanhas devem assim substituir doces e guloseimas.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário