quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sustentabilidade na produção de cosméticos da Amazônia

Com a missão de promover a saúde e a beleza a partir de insumos da biodiversidade amazônica, sem degradar nem poluir o meio ambiente, gerando renda e qualidade de vida para a população, a Pharmako’s da Amazônia desenvolveu a partir de 2006 o cultivo orgânico de plantas medicinais amazônicas certificadas.

O projeto Abonari, que leva o nome de uma tribo indígena da região, teve início a partir de uma necessidade da empresa de adquirir em grande quantidade matéria-prima essencial para produção de fitocosméticos e fitoterápicos. O Amazonas não cultiva plantas medicinais e cosméticas, conhecidas como cosmocêuticas, em escala para atender a indústria local, levando a empresa a comprar esses insumos das regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o diretor da empresa, Schubert Pinto, desenvolver produtos em escala industrial a partir de plantas medicinais extraídas diretamente da Amazônia de forma sustentável é a concretização de um sonho. “Com a produção independente de matériaprima, passamos a produzir em grande escala, oferecendo produtos com qualidade garanti-da.”, explicou.

O cultivo e a coleta das plantas são feitos no sítio da empresa, no município de Presidente Figueiredo, a 108 quilômetros de Manaus. A prática é exemplo da difusão da cultura verde orgânica, pois a Pharmako’s não utiliza agrotóxicos na plantação.

Com o trabalho desenvolvido, a Pharmakos conquistou certificação pela Ecocert Brasil, filial da francesa Ecocert S/A – maior certificadora de produtos orgânicos do mundo. Um reconhecimento com mérito por desenvolver produtos por meio da exploração racional de sistemas agroflorestais sem uso de agrotóxicos, desmate ou queimas de áreas.

Pharmako’s da Amazônia
Área: Inovação
Classificação: 2º lugar Micro/Pequena Empresa
Nome da empresa: S.A. PHARMACOS E COSMÉTICOS LTDA
Nome da prática: Cultivo Orgânico de Plantas Medicinais Amazônicas Certificadas

Data: 31.10.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário