quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Plantas e emagrecimento

Com a recente proibição do uso de alguns medicamentos utilizados para emagrecer, como as anfetaminas, a população brasileira passou a utilizar mais constantemente extratos vegetais com a intenção de perda de peso.


Uma planta que é utilizada para regulação do apetite é a garcínia (Garcinia cambogia), amplamente difundida no Brasil e no mundo. Recentemente ocorreu um aumento no número de relatos de hepatoxicidade com seu uso. 

No Brasil, uma reação adversa grave foi notificada no NOTIVISA, banco de dados de reações adversas da Anvisa, com o uso da espécie. O paciente teve infecção na garganta, pneumonia, hemorragia e aplasia medular, seguida de óbito. A avaliação da causalidade para G. cambogia foi considerada possível (Balbino & Dias, 2010).

Uma outra planta utilizada com fins de emagrecimento é a Hoodia gordonii. Devido ao grande aumento do consumo desta planta sem comprovação de sua segurança e eficácia, a Anvisa determinou a proibição, em todo o país, da manipulação de todos os medicamentos à base desta espécie. O produto é um extrato vegetal originário da África, mas não possui registro na Anvisa (BRASIL, 2012).

As pesquisas com esta planta e suas substâncias são preliminares, sem comprovação até o momento de sua eficácia e segurança. (Pereira et al., 2010).

É importante que essas proibições sejam acompanhadas de ampla divulgação para que tanto os profissionais de saúde como os usuários tenham conhecimento e não façam o uso inapropriado dessas espécies.

Referências
Balbino,E & Dias, MF - Farmacovigilância: um passo em direção ao uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. Rev Bras Farmcogn. 20: 992-1000. 2010.

Pereira C et al. Hoodia gordonii in the treatment of obesity: A review . J Med Plants. 4(22):2305-2312. 2010.

BRASIL, 2012. Disponível em: www.anvisa.gov.br. Acesso em 13 set. 2012.

Texto extraído do Boletim PLANFAVI n. 23, julho-setembro, 2012
Sistema de Farmacovigilância de Plantas Medicinais
CEBRID – Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo
Rua Botucatu, 862 – 1º andar 04023-062 – São Paulo – SP
Telefone: 0xx11- 2149-0161 
Site: http://www.cebrid.epm.br
File:Garcinia morella - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-063.jpg


Um comentário: