terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ijuí, Rio Grande do Sul: Rede de Atenção Básica adotará uso de medicamentos fitoterápicos

Iniciativa deve trazer maior economia em medicamentos.

16 de dezembro de 2013
O prefeito Fioravante Ballin, juntamente com a secretária Municipal de Saúde Alexandra Lentz e representantes da pasta, recebeu na manhã desta segunda-feira, 17, representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e Comitê Regional de Plantas Medicinais.

O prefeito Fioravante Ballin, juntamente com a secretária Municipal de Saúde Alexandra Lentz e representantes da pasta, recebeu na manhã desta segunda-feira, 17, representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e Comitê Regional de Plantas Medicinais. O encontro teve como pauta a implantação de política nacional que prevê a utilização de medicamentos fitoterápicos na Rede de Atenção Básica do município.

De acordo com o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais.

O representante do Comitê Regional de Plantas Medicinais Luiz Volney Viau aproveitou a oportunidade para acrescentar a importância de promover capacitação para os profissionais. Viau também solicitou apoio do Executivo para reativação de antigo horto medicinal, localizado junto ao Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab).

A farmacêutica da 17ª CRS Deise Sperotto ressaltou que a proposta trará maior economia em medicamentos. Deise também destacou a aptidão do município para a implantação da proposta, “Ijuí está um passo à frente por já ter um profissional com conhecimento na área”, disse.

Conforme o prefeito Ballin, a iniciativa vem a suplementar um avanço nas práticas complementares do Sistema Único de Saúde (SUS). A prática será adotada, inicialmente, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Meio Rural, a cargo da enfermeira Neusa Negretti. Ballin destacou que o primeiro semestre de 2014 servirá para organização da rede, onde será realizada orientação de profissionais e implantação do horto medicinal junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Imeab.

Na oportunidade, também estavam presentes a farmacêutica da 17ª CRS Fernanda Dalla Corte e a coordenadora Municipal da Saúde Maria Celina de Freitas.

See more at: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário