terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Poconé, Mato Grosso: Secretaria Municipal de Saúde Realiza Cadastro de Agricultores Para Cultivo de Plantas Medicinais

Na manha desta ultima terça feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde esteve realizando em parceria com a UFMT, IFMT e SESC Pantanal, uma Oficina de Agroecologia de Plantas Medicinas ministrada pela Dra. Isanete Geraldini, para conhecimento dos agricultores das comunidades rurais sobre o Projeto Farmácia Viva que será implantado no Município de Poconé.

O Programa Etno-Fitos baseou-se nas Politicas de praticas integrativas e complementares do SUS e na Politica e Programa Nacional de Plantas Medicinas e Fitoterápicos.

“A presença do Pantanal mato-grossense e da população tradicional que utilizam plantas Medicinas na prevenção e cura de doenças, foram fatores favoráveis para que o Município fosse escolhido dentre os vários concorrentes para a implantação da Farmácia Viva” afirmou a Dr Isanete Geraldini.

Neste primeiro momento foi apresentado aos produtores Rurais do Município como será desenvolvido este projeto, as plantas que deverão serem cultivadas, a forma de plantio ,e a importância de que este projeto seja Multiplicado, gerando ate mesmo uma forma de renda por meio de Cooperativa.

Após o termino da oficina foram feitos os cadastrados dos produtores interessados em estarem participando do projeto, sendo que 10 pessoas serão selecionadas a estarem trabalhando no cultivo das plantas e recebendo 1 Kit Cultivo, 1 Estufa Artesanal, além de 1000 mudas a cada agricultor. O agricultor selecionado contará ainda com uma equipe técnica que estará fazendo o acompanhamento da plantação além de cursos de capacitação.

O programa Etno-Fitos constitui importante instrumento para o desenvolvimento de pesquisas etnobotânica, capacitação de pessoas e implantação de Farmácias Vivas, voltadas a produção de plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos para atendimento aos SUS, e com certeza com a implantação de mais essa forma alternativa de medicamentos Poconé só tem a ganhar.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário